A conciliação é talvez o método/processo mais elementar e ao mesmo tempo mais eficiente para fazer a gestão do regime de caixa de uma empresa. Ele requer muita atenção e fazê-lo direto do extrato ou em uma planilha, requer muito esmero. Com o E9, ao importar o seu extrato, a maioria dos movimentos já serão reconhecidos e aparecerão já conciliados. Em um sistema bem construído, é difícil que sobrem lançamentos para classificação. Nada fica solto na movimentação financeira. Se temos algum problema com o saldo, fica fácil de identificar o erro, a ponta solta.
Toda movimentação bancária ou de cartão de crédito é importada no sistema. Ou seja, o espelho do que está ocorrendo vem sempre do banco ou cartão e esses valores se distribuem dentro do sistema de gestão. Uma importação do arquivo OFX, por exemplo, já é conciliada de imediato com os lançamentos pré-cadastrados no sistema(Pagamentos a Fornecedor, Funcionário, Impostos. Recebimento de Clientes. Entre outros) Sobram, no final, poucos lançamentos avulsos que serão classificados.
Uma vez que todo o seu movimento está devidamente cadastrado e classificado, a obtenção dos relatórios com as informações necessárias para a tomada de decisões fica mais fácil. E te dá a visão na profundidade que quiser para seu negócio.